HS
23 Apr
23Apr

Os avanços das IAs generativas estão transformando setores inteiros da economia global — de indústrias criativas à medicina. Porém, o ritmo acelerado da inovação levanta questões urgentes sobre ética, autoria, desemprego e manipulação digital.


O Impacto Econômico

Plataformas como “NeoText”, capaz de gerar livros e roteiros completos em minutos, e “VisumAI”, que cria filmes inteiros com personagens artificiais, dominam o mercado audiovisual. O setor publicitário, por sua vez, cortou 30% de sua força de trabalho global em 2024 com a adoção de IAs criativas.

“A IA generativa trouxe eficiência e possibilidades extraordinárias. No entanto, há um vazio regulatório e moral. Quem responde por um filme gerado por IA que promove estereótipos ou discursos de ódio? Como protegemos o artista humano neste novo ecossistema?”

Comentou o Especialista Dr. Kenji Nakamura.

Resposta Política

A União Europeia propôs a criação de um “Selo de Transparência Digital” para conteúdos gerados por IA, enquanto países como Brasil e Índia discutem tributar lucros provenientes de inteligência artificial.

A ONU convocou um painel internacional, incluindo representantes da OpenAI, Google, artistas e sindicatos, para propor um Acordo Global sobre Ética e Governança da IA — apelidado de “Acordo de Genebra Digital”.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.